terça-feira, 2 de junho de 2009

Prunos spinosa-abrunho_cagoiso

Este Prunus é um arbusto espontâneo que costuma ver-se ao longo de caminhos, de áreas pedregosas, e no limite dos bosques.Pode atingir 5 metros de altura, uma longevidade que pode atingir os 50 anos, é espinhoso, muito denso e intrincado e muitas vezes também é utilizado como ornamental.Floresce em Março, Abril, antes de aparecerem as folhas.Os seus frutos, pequenas drupas azuladas, com cerca de 1,5 a 2cm apesar de parecerem apetitosos, não se recomendam, pelo seu sabor áspero.É necessário esperar pelas primeiras geadas, para que estas moderem o seu gosto e então colhê-las para prepar o licor.As suas propriedades adstringentes, são utilizadas em medicina.
Pertence a família das Rosaceae.Pelas suas caracteristicas espinhosas é bom para formar sebes naturais defensivas (razão por que algumas aves as escolhem para instalar os seus ninhos)

Crataegus monogyna-Pilriteiro

O pilriteiro pertence a familia das Rocaseae.
O pilriteiro e uma árvore de pequeno porte ou considerada também um arbusto. É caducifolia e mede até 10 metros. Os ramos têm espinhos longos e aguçados, expostos na axila das folhas.
As folhas têm 4-5 cm, alternas, simples óvadas , ou abdongadas de base subtroncada, com cor verde escuro na parte superior da folha e na parte inferior glabras pilosas com estipulas mais ou menos globadas com 3-7 globos dentados .
As flores estão agrupadas entre 10 e 20 em carimbos, corola com 7-15mm de diâmetro regular de pétalas livres e branco rosadas, sépalas triangulares persistentes, menores que as pétalas; estames 5-25 carpelos 1-5 unidos pelo menos na base.
A sua floração ocorre na primavera.O fruto é uma drupa vermelha glambra pequena com 10mm e sementes de uma a 5 muito duras e minúsculas. O pilriteiro habita em quase todo o País.

Fraxinus agostifolia - Freixo de folha estreita

O freixo pertence a família das oleaceae.
É uma árvore de folha caduca com uma copa densa e arredondada.
As suas folhas têm 3-7 cm de comprimento com uma forma alongada. As margens são normalmente serradas na sua metade superior, com uma forte cor verde na página superior e mais pálida na interior.
As suas flores são dispostas em cacho com uma cor púrpura. Florescem de Fevereiro a Março.
Os seus frutos são sâmaras glanbas ablongas com o ápice pontiagudo.
A sua madeira é boa para pequenos utensílios e é uma árvore muito comum em parques e jardins.
O termo angustifólia significa folha estreita.

Castanea sativa-castanheiro

O castanheiro pertence à familia Fagaceae.
A origem do castanheiro é na região pôntica (Anatólia,Turquia).
Pensa-se que não seja originária de Portugal, que se terá extinguido durante a primeira metade Holocénio e sido trazido outra vez no 1 milénio antes de Cristo.

È uma árvore caducifólia que pode atingir a altura de 30 metros, o tronco é cinzento-claro e brilhante, fendido entre as placas verticais.

As suas folhas são em forma de lança serrado – dentadas com 10-25 cm.
Estrutura reprodutiva: Amentos com flores masculinas e femininas de 13 – 30 cm ; Com frutos castanhas de até 4 cm pontiagudos em grupos de 2-4 castanhas num ouriço.
A castanha está intimamente ligada às comemorações de São Martinho e ao magusto sendo consumida durante o Outono, normalmente assada ou cozida.
O castanheiro habita em locais onde existem soutos e castinçais nas regiões onde prosperam os carvalhos-negal .
O castanheiro também produz uma boa madeira de qualidade.
Existe muita variedade de castanheiros em Portugal.