O ácer monspessulano e da família das sapindacea a sua origem é europeia, encontrando-se no cento e sul da Europa, no NE Africano e no SW da Ásia. O seu habitat natural é em matos densos.
A sua dimensão pode atingir 10 metros de altura a sua folhagem é caduca e adequa-se a todos os tipos de solo. O clima é rústico até aos 25C .
É uma árvore que tem de estar muito exposta ao sol.
Esta árvore, de porte espalhado, tem uma coroa densa e arredondada. Suporta muito bem a poda. Podemos encontrá-la nas sebes corta-vento, em tufos ou em isolado nos pequenos jardins.
Os bosques constituídos por esta espécie, em associação com outras, são chamados de machiais, e dão refugio a varias espécies, tais como a rã-de-focinho-pontiagudo, a lagartixa-do-mato, a toutinegra-de-cabeça-preta, o sardão, os chapins, os tordos, o gavião, o bufo-real, o morcego-de-ferradura-grande, o morcego-de-ferradura-mediterrânico, a geneta, o rouxinol, o pisco-de-peito-ruivo e a carriça. Os bosques de Acer monspessulanum proporcionam alimento e condições de nidificação ao bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes).
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário